grindcore morto

Resenha de "Os Condenados da Terra"

 ERA COMO SE TIVESSEM DESLIGADO
O BOTÃO DA REALIDADE
POR TRINTA E TRÊS MINUTOS


"O primeiro ato dessa epifania suburbana deu-se dentro do túnel que dá acesso a Rebouças, já no final da primeira audição, num trecho em que se ouve uma declamação com voz de locutor, que destoa dos berros guturais da música toda. Eu estava com os vidros semicerrados, escutando aquele assovio sempre distante vindo das saídas de ar, parado em meio a montes de gente atrasada, motoboys buzinando e me perguntei o que eu fazia ali, dentro daquele túnel, naquela tarde de calor, com aquele bando de gente enfileirada em suas máquinas. Eu sabia o que ia fazer no centro, não é bem essa a questão. A pergunta era sobre o que diabos havia pra mim nisso tudo. Como os anos se passaram até que eu chegasse ali naquela escuridão do túnel, naquela claustrofobia comum."



Na primeira postagem duma série cujo brilhante título é " 'Cracking Music Chronicles' (que quer dizer algo como crônicas na tentativa de destravar o código do mundo por meio da música)" ( !!!!!! ) O Amigão da Vizinhaça Robson Assis fez uma resenha de sua experiência escutando nosso trabalho ("Os Condenados da Terra").



"No segundo ato, eu já estava próximo ao metrô Anhangabaú, parando de semáforo em semáforo, com os vidros fechados, prestando ainda mais atenção em cada trecho da música e ainda mais espantado com tudo. E ali no cruzamento da Sete de Abril fui tomado por outro devaneio desses que me levam pra muito longe. As pessoas andavam em câmera lenta, embaladas pelo ritmo quase fúnebre, envoltas cada uma em seu descaso predileto, um homem andava coberto por um lençol e comia um pedaço de pão, alheio aos timbres de guitarra que na minha mente o faziam macabro, cheio de raiva e desgosto. Mesmo as mulheres e crianças, bem vestidas e preparadas pro mundo me pareciam perdidas, desorientadas, distantes, frutos inconscientes de uma mente perturbada."



Muito particularmente, nunca tinhamos visto uma resenha desse porte e com esse tipo de inclinação contextualizada. Vá lá, você pode concordar que o álbum em questão é uma tranqueira, ok. Mas não há como dizer o mesmo da resenha.


Confere! Was No Jive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário